Perguntas frequentes



1 - Como faço para encomendar?

Primeiro registe-se no "My ePower". Depois vá à página do produto e faça aí a encomenda. Mencione na encomenda qual o seu username para o equipamento ficar já associado à sua conta. Se tiver dificuldades entre em contacto por email/telefone para fazer a encomenda.

2- Só me registei depois de fazer a compra, é possível associar o equipamento ao meu username?

Sim. Os equipamentos serão associados ao username mencionados pelo cliente que faz a compra. É possível mais tarde (se o equipamento mudar de dono) mudar o username associado. As alterações, serão feitas a pedido do atual proprietário antes da alteração. Em caso de dúvidas das pessoas envolvidas poderão ser pedidos documentos de identificação para confirmação. Entre em contacto com o suporte para fazer esta alteração.

3- Onde configuro o parâmetro Imp/KWh de cada sensor?

Na área de cliente "My ePower" e secção "Equipamento". Aqui pode configurar os Imp/Kwh bem como ativar/desativar cada canal, dar nomes amigáveis ao equipamento e canais de leitura.

4- Se falhar a luz o equipamento continua a fazer leituras de potência?

Não. O equipamento não funciona sem energia portanto não faz leituras de potência quando falha a luz.

5- O equipamento continua a fazer leituras mesmo sem haver internet durante muito tempo?

Sim. A informação do cliente é vital. Pode ficar descansado que até 18 horas sem internet a potência/energia/custo estão a ser medidas em todos os 3 canais com a mesma precisão. As medições vão chegar à plataforma assim que a ligação à internet for re-estabelecida.

6- Qual a melhor opção sem perda de dados 9h ou 18h?

Normalmente 9h é suficiente. Mas o cliente tem que avaliar. Para uma situação em que a internet é estável, por exemplo ligações à internet por cabo ou fibra, a opção de 9h é suficiente. A opção de 18h assegura situações onde a ligação falha constantemente e onde a probabilidade de existirem longos períodos sem ligação é maior.

7- Para ver a potência atual é necessário ligação à internet?

Sim. Para ver a potência atual de cada canal é necessário que a ligação à internet seja boa. O utilizador da plataforma sabe à quanto tempo foi recebida a última amostra de potência de cada canal ativo na ferramenta de tempo real. Assim, fica sem dúvidas sobre a informação que está disponível na plataforma.

8- Qual a diferença entre o ePower e outros sistemas que apenas têm sensor de corrente? Não é mais simples o sistema com sensor de corrente?

É mais simples o sistema com sensor de corrente, mas não está a medir KW nem W. O cliente deve ser esclarecido que informação quer.
Os sistemas que têm apenas sensor de corrente, fazem leitura da potência aparente (Pap media em VA). O cliente particular não paga esta potência. O valor de Pap é sempre maior ou igual que a potência ativa (Pat), a qual será paga pelo cliente. O sistema ePower mede a potência/energia que passa num contador que tenha flash-led: os contadores instalados pela operadora de distribuição por exemplo.
Como se pode conluir o cliente vai ser induzido em erro ao usar um sistema que tenha apenas sensor de corrente. A diferença entre Pap e Pat depende dos equipamentos que estão ligados na rede em cada segundo.
Depois os erros de comparação serão ainda maiores quando se procede a adição/subtração dos valores lidos (por ex. cálculo de excesso de consumo quando se tem painéis solares).

9- Como faço a instalação dos sensores do ePower?

É muito simples. Os sensores têm fita cola de dupla face. Basta tirar a película e fixar o sensor ao contador.
Imagens de exemplo:
Sensores Detalhe sensores Linha sensores

10- A diferença é muita entre a Pap e Pat?

Depende dos equipamentos que estão ligados na rede do cliente.
Para começar estas duas grandezas são medidas em unidades diferentes. Pap é medido em VA (e não em W, como incorretamente se costuma dizer) e Pat é medido em W. Em baixo pode-se ver um gráfico que mostra medições de Pap e Pat (aquela que é paga). Foi medido apenas o consumo de toda a casa.
Gráfico energia
As medições em cima foram feitas numa habitação que tem 500W de painéis solares com 2 micro-inversores. Depois tem equipamentos que normalmente se podem encontrar numa habitações atual: micro-ondas, máquinas de lavar roupa e loiça, aquecedores elétricos, placa vitro-cerâmica, forno elétrico, um ar condicionado, computadores, etc.
As amostras foram feitas durante sensivelmente 12h. Como se pode ver existem momentos em que os valores são diferentes. A linha amarela mostra a diferença.
Aqui está o primeiro erro: potência instantânea.
Depois multiplicando o valor de cada amostra de potência pela fração temporal e somando tudo, chega-se ao valor de energia, Wh para Pat e VAh para Pap de respetivamente: 6662,2Wh e 6824,4VAh.
Aqui está o segundo erro: energia.
Se for considerado que VAh=Wh (como é feito nos sistemas com sensores de corrente apenas) então a diferença dá 162Wh. Se forem fizeitas estas medições noutro dia ou noutras janelas horárias as diferenças são imprevisíveis porque depende do tipo de equipamentos e do momento e/ou duração que esta família os ligar.

PS: As medições no gráfico em cima foram feitas com o Power meter UT233 da UNI-T.

11- Quero monitorizar várias secções na minha instalação elétrica e/ou quero usar um contador que não seja o do operador, como faço?

Precisa de instalar um contador extra que tenha flash-led por cada secção/canal que quer ler. Por exemplo, este contador mede energia ativa e tem flash-led. Se quiser instalar outro tipo de contador, tenha a certeza que a potência/energia que vai medir (ativa, aparente ou reativa) é aquela que pretende para depois fazer comparações com outras potências/energias medidas.

12- Como configuro o equipamento para se ligar à minha rede Wifi?

No manual de utilizador tem toda a informação. O manual fica disponível depois de ter adquirido o equipamento.

13- Qual é resolução e precisão dos dados disponíveis para o utilizador?

A resolução é de 15seg. Sobre a precisão (confiança dos dados), o equipamento ePower faz cálculos de potência/energia/custo sempre que recebe um flash-led do contador. O tempo entre flash-leds pode ser muito grande (minutos ou mesmo horas) para potências muito baixas. Sempre que o tempo de flash-led for maior que 15 seg (ex: P<100W se Imp/Kwh=2000) o valor da amostra sofre uma aproximação que será atualizada nas amostras seguintes assim que receber os próximos flash-leds. Sobre os gráficos, a janela de 15Min. mostra todas as leituras conforme recebidas e nas outras janelas temporais são mostrados valores médios.

14- Como é calculado o valor da energia parcial na janela "AGORA"?

Os cálculos são feitos somando todas as amostras a cada 15 seg. desde a data de início até à data de fim, conforme está configurado na secção "Tarifário". Depois é multiplicado pela fração temporal de 15 seg. No caso do canal diferença e tendo a opção ativa de "Contagem de energia injetada", é somado o valor absoluto de cada amostra. Isto é, quando o canal "Y">"X" é somado o valor positivo. Se a opção "Contagem de energia injetada" estiver desativa e quando o canal "Y">"X" é somado ZERO.

15- Só preciso de ler 1 canal de energia, é possível comprar o equipamento só com 1 canal?

Sim, pode escolher com quantos canais quer o equipamento e será enviado conforme o pedido. Depois na secção de configuração, pode escolher quais os canais que quer que fiquem ativos.

16- Tenho vários equipamentos, como faço a gestão de todos eles?

Na secção MyePower. Aí podem ser vistos todos os equipamentos. Sempre que é selecionado um equipamento tem-se acesso à visualização de gráficos e configuração de todos os parâmetros bem como o download de files .CSV.

17- O ePower foi feito por quem?

Pela ecoMotores.com, tanto o equipamento ePower e toda a plataforma de gestão de dados é mais uma criação sua. Todos os contactos na secção "Contactos" deste site.

18- Gostava de retirar dados dos meus gráficos, pois foram adicionados quando estava a fazer medições erradas ou que não me interessam, é possível retira-los?

Sim, entre em contacto por email na secção contactos deste site, para que se proceda à alteração.

19- Gostava de visualizar outro tipo de gráfico, é possível adicionar/alterar gráficos?

Sim é possível. Podem ser feitas alterações à página de gráficos (adicionar ou alterar) mas tem que ser avaliada com o cliente essa necessidade. O cliente tem à disposição o download de dados discretos em formato .CSV com várias resoluções. Com esses dados pode construir novos gráficos ou fazer o tratamento dos dados da maneira que desejar.